Depois de cloroquina, Bolsonaro divulga vermífugo para tratar Covid-19

Presidente Bolsonaro sorri enquanto mostra caixas de hidroxicloroquina

Depois de cloroquina, Bolsonaro divulga vermífugo para tratar Covid-19
Presidente apresentou o vermífugo Annita em live, mas o medicamento não tem comprovação de eficácia

Por iG Último Segundo | 16/07/2020 21:38
Reproudção/Facebook
O presidente Jair Bolsonaro mostra caixas de hidroxicloroquina e Annita em trecho de live


Nesta quinta-feira (16), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) fez uma live em seu perfil no Facebook para falar sobre seu tratamento contra a Covid-19 .

Depois de meses recomendando o uso da hidroxicloroquina, ele agora divulga um vermífugo que, assim como a cloroquina, não tem comprovação científica de que pode ser usado no tratamento da doença.


O remédio em questão é nitazoxanida, cujo nome comercial é Annita. Apesar de afirmar que “não é garoto-propaganda” e que não deve recomendar o tratamento indicado a ninguém, o presidente mostrou a caixa dos dois medicamentos, tanto o Anitta quanto a hidroxicloroquina.

"Também agora está aí, estão apresentando o Annita”, começou a dizer. “Não sou médico, não recomendo nada para ninguém. O que recomendo é que você procure o médico. Você que está com parente, amigo, um idoso com sintomas, procure um médico. Doutor, você ministra hidroxicloroquina ou não? Ministra Annita ou não? O médico vai falar alguma coisa. Ele pode falar 'vai para casa e deite'. Aí você decide e procura outro médico se quiser", acrescentou Bolsonaro.

O ministro Marcos Pontes, da pasta de Ciência e Tecnologia, chegou a afirmar ontem sobre uma possível droga que poderia curar a doença. Na ocasião, ele disse que o medicamento era “secreto”.

A Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) se mostrou aberta a iniciar estudos com o vermífugo.