Blog Página 64

Este "blog" pretente abrir un canal de discussão da soberania brasileira em seu amplo contexto de legalidade constitutcional, seus caminhos e alternativas, que a Nação necessita para sua emancipação.

Busca

Autores

Histórico

Rápidas

26 de maio de 2009
 
O termômetro:
 
O Presidente nacional do PT, Ricardo Berzolini, teve de atropelar os apresados como o ministro da justiça, Tarso Genro que pretendiam deflagrar desde já o processo eleitoral de 2010. A ministra Dilma Rousseff é que seria prejudicada quando ela inicia o tratamento de seu câncer linfático e precisa racionalizar a agenda do PAC como candidata do presidente Lula à sua sucessão. Tanto movimento fez o Governador de Minas Gerais, Aécio Neves, aumentar seu giro na disputa com o colega paulista José Serra pela candidatura do PSDB, e o ex-presidente Fernando Collor levar a sério o ex-deputado Roberto Jefferson que o quer numa candidatura própria do PTB, se o nome de Dilma enfraquecer. Neste Jogo os olhos de todos espiam para o deputado Devanir Ribeiro (PT/SP). Autor do suspenso projeto do terceiro mandato, ele funciona como termômetro de Lula para definir em que momento as cartas serão colocadas na mesa eleitoral.
 
30 anos de UNE:
 
A União Nacional dos Estudantes comemora 30 anos de refundação após seu fechamento pela “quartelada” de 64. Sofrendo ações do exército que impediram encontros em Minas Gerais e São Paulo, finalmente os estudantes conseguiram realizar, em 29 de maio de 1979, seu XXXI Congresso em espaço cedido pelo governador arenista Antônio Carlos Magalhães, o Malvadeza na cidade de Salvador. Já não vigorava mais o AI-5, o grande instrumento da repressão sobre a sociedade. José Serra, que foi presidente em 1964, ano do “golpete” que derrubou o governo reformista e democrático de João Goulart, abriu os trabalhos de refundação da UNE, que contou com dez mil estudantes presentes.
 
A eleição da primeira diretoria da nova fase teve a vitória da chapa baiana Mutirão. Uma série de eventos para marcar os 30 anos da refundação da UNE começará em PORTO ALEGRE, na Assembléia Legislativa, hoje dia 26. A representação gaúcha no congresso de 1979, do Diretório Estadual de Estudantes, foi acusada de pertencer à direita, visto ser a única entidade estudantil principalmente  que possuía registro legal em conformidade com as normas do Ministério da Educação.
 
Para maiores informações do Grande Expediente de hoje da Assembléia legislativa posto o site do Parlamento Gaúcho aqui:
 
Grande Expediente Especial 
O período do Grande Expediente Especial será ocupado pelo deputado Adão Villaverde (PT). Ele vai prestar homenagem aos 30 anos da reconstrução da União Nacional dos Estudantes (UNE). Às 14h, no Plenário 20 de Setembro do Parlamento gaúcho.
 
http://www.al.rs.gov.br/
 
 
 
Por Dentro:
 
A GM confirma investimentos na sua montadora de Gravataí, no RS, O financiamento já foi garantido com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul , agente do BNDES.
 
Na sanção à lei que proíbe o fumo em locais de uso coletivo, públicos e privados no estado de São Paulo, mais alto do que a condição de governador falou o médico José Serra.
 
Por Fora:
 
O Comportamento da Polícia Federal permite curso a acusações políticas sem provas ao não enviar vazamentos de informações de processos sob sigilo e nada a esclarecer sobre caixa 2 no governo gaúcho.
 
O PT mantém fora de seus projetos eleitorais seu maior ícone no Sul, Olívio Dutra, que sempre desponta como líder individual na preferência das pesquisas de opinião, inclusive nas estaduais para o cargo de governador do Estado.
 
O preso e o Estudante:
 
É difícil entender as prioridades do Estado brasileiro. No Sergipe, por exemplo, enquanto que a manutenção de um preso recebe a distinção orçamentária de R$ 1.581,80 mensais, um aluno da rede pública merece investimento de tão somente R$ 173,56 ao mês.
 
Rodou a Baiana:
 
Alguns parlamentares têm demonstrado alto estresse com as críticas da imprensa e da opinião pública ao comportamento do Congresso Nacional.
É o caso da deputada Luciana Genro (PSOL/RS), que enfrente aos passageiros em alta voz, passou uma descompostura em repórter que embarcava no mesmo avião. Foi preciso paciência e insistência para o constrangido jornalista fazer a alterada deputada entender que o autor de matéria sobre passagens aéreas de sua cota parlamentar que foram cedidas ao delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz tinha nome apenas parecido, porém não era ele que estava sendo atacado pela destemperada ralhação.
Quem ouviu ficou espantado.
 
 
Quintana maltratado:
 
Como já retratei antes sobre a memória das personalidades gaúchas , pegou mal o esquecimento pelas autoridades da cultura gaúcha dos 15 anos da morte do poeta Mario Quintana, dia 5 de maio. Os registros ficaram a cargo da imprensa. O Rio Grande do Sul trata estranhamente os seus talentos consagrados, como também acontece com a cantora Elis Regina, que recém ganhou uma estátua à beira do Guaíba. O melhor tratamento que o poeta recebe vem do centro do país, inclusive pelo número de livros comprados. E, a exemplo do Acervo Literário de Erico Veríssimo, que está sendo negociado com o instituto Moreira Salles, do Rio de Janeiro, os originais do poeta deverão seguir o mesmo caminho.
 
 
João Alexandre Goulart / Correspondente do Rio Grande do Sul
Dir. Adjunto de Comunicação e Acervo IPG  
 
postado por João Alexandre Goulart às 14:20

Comentários

Nenhum comentário foi registrado para este post.
Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu comentário

Seu nome:
Seu e-mail:
Escreva seu comentário:
0 caracteres utilizados. Máximo 100 caracteres.

Digite o código contido na imagem ao lado:
Caso não consiga ler o texto da imagem, clique aqui.