Blog Página 64

Este "blog" pretente abrir un canal de discussão da soberania brasileira em seu amplo contexto de legalidade constitutcional, seus caminhos e alternativas, que a Nação necessita para sua emancipação.

Busca

Autores

Histórico

Aprimorar nossa Democracia:Um dever de todos!

26 de outubro de 2014

Aprimorar nossa Democracia:Um dever de todos!
*Verônica Fialho



Durante muito tempo, como a maioria da minha geração, nascida no período da ditadura e portanto alijada do processo democrático, não me interessava por política, não entendia e não queria entender política. Achava que para saber o que acontecia no meu país bastava assistir o Jornal Nacional e que trabalhando como trabalhei desde os 17 anos, estava fazendo a minha parte, pelo crescimento do meu país . Quis o destino que minha vida se unisse a vida de Joao Vicente Goulart por essas vontades , inerentes a nossa, e que confirmam que o improvável, não é impossível de acontecer. Ao contrário de mim, João nasceu e viveu a política dentro de casa, no exílio e está impresso em seu DNA.Nesses quase oito anos pude ter outro entendimento que gostaria de dividir aqui com meus irmãos brasileiros, todos, sem dúvida, almejando o melhor para o Brasil e para o nosso povo brasileiro, do mais humilde ao mais abastado, sem preconceitos, somos todos brasileiros.

Primeiro: Não basta eleger Aécio ou Dilma, a eleição mais importante é pela aprovação do plebiscito que votará em uma çonstituinte exclusiva para a Reforma Política, nenhum candidato, por mais preparado que seja e por mais amor que tenha pelo Brasil não fugirá da tarefa e terá ,mais uma vez , que governar com um Congresso, que pouco ou quase nada representa a vontade do povo brasileiro. Enquanto houver o voto coligado na proporcional, vc vota no Tiririca e ele leva mais tres candidatos com ele que o eleitor, ate mesmo do Tiririca, não gostaria que estivesse no Congresso. Os Presidentes de partidos fazem uso dessa tática de colocar, o que no comercio chamamos de"boi de piranha", para escoar o resto da "produção", é assim que funciona,o numero de votos do "puxador de votos" leva com ele outros que não tem nenhuma representatividade para o povo brasileiro, para o eleitor.

Segundo: Temos 33 partidos, isso mesmo, 33 partidos, desculpe, não consigo visualizar 33 ideologias diferentes, esses partidos são criados para venderem tempo de televisão, para fazer negócios e mais, nesse novo congresso eleito do dia 5 de outubro, o numero de partidos com representatividade cresceu para 28, ou seja, quem se eleger vai ter SIM que compor com 28 partidos, se não, não aprova projeto, a pauta no Congresso tranca e é assim que funciona no mundo REAL da política que temos no Brasil. Não adianta falar em meritocracia , ate porque o PSDB quando governou tambem dançou conforme a música, mas não quero entrar nessa questão.

O que quero deixar aqui neste post é um alerta a todos que passaram a se interessar por política, que se aprofundem no tema, que pesquisem e irão perceber, por exemplo, que nem tudo que está na Veja é uma verdade absoluta, que quando se fala em leis de mídia, não quer dizer retirar a liberdade de imprensa e sim procurar democratizar a midia, não permitindo que seis famílias detenham 90 % dos meios de comunicação e da manipulação da opinião pública, quando se fala em financiamento público de campanha não quer dizer que nós vamos pagar agora a campanha dessa "cambada", quer dizer que teremos um teto para gastos em campanha, e que os candidatos não serão mais financiados pelas grandes empresas, sejam elas as empreiteiras, as de planos de saúde,as multinacionais de agrotóxicos,as igrejas evangélicas, que terão em seus candidatos eleitos trabalhando para esses financiadores e não pelo Brasil.

Vamos aprofundar o debate,vamos entender o que é voto em lista, o que é coligação na proporcional ou na majoritária,como é voto distrital, o voto proporcional em dois turnos,enfim, tantas formulas que existem mundo a fora que podem aprimorar nossa recente democracia.Por hora convido a todos a desfrutarem esse belo momento do nosso país que durante 21 anos mergulhou no escuro dos tempos de chumbo da ditadura.Convido a todos a terem um pensamento crítico e a buscarem através deste pensamento uma maneira real de aprimorar a nossa ainda sofrida democracia, que caminhemos cada vez mais para sermos um país para todos, livre, soberano e justo.

Salve o Brasil, Salve o maravilhoso povo brasileiro!




*Verônica Fialho é estilista, pós graduando em docência do ensino superior e é secretaria Geral do Instituto presidente João Goulart

postado por Veronica às 15:35